10 FEV 2021
Você sabe o que é Ansiedade? Saiba como tratá-la

A ansiedade é uma emoção natural do corpo diante dos estresses diários. É uma reação que todo ser humano experimenta em diversas situações enfrentadas no dia a dia, como; medo, preocupação, nervosismo, apreensão, agitação. É natural sentir essa reação em atividades importantes, durante a entrevista de emprego, provas, falar em público, saúde e entres outros.

Ela também é saudável pois estimula a pessoa a realizar projetos, como; falar em público, estudar para a prova, fazer uma entrevista de emprego, passar em concurso, realizar metas pessoais,etc. Ela age em benefícios da própria pessoa, por isso é considerada saudável.

Contudo, algumas pessoas vivenciam esta reação de forma mais frequente e intensa, que pode ser considerada patológica e comprometer a saúde emocional. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 9,3% da população brasileira apresenta sintomas de ansiedade. O Brasil é o país com maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo inteiro.

E quando a ansiedade passa a ser patológica ? Quando ela passa a ser um transtorno de ansiedade?

Pois bem, o transtorno de ansiedade passa a ser uma doença, quando ela torna-se excessivo ou por persistirem além do período apropriado, sendo que não haja situação iminente, quando o excesso de ansiedade ou medo do estado emocional, um medo relacionado ao futuro, uma sensação que algo ruim possa ocorrer, com isso a pessoa passa a ter um medo excessivo, interferindo no dia a dia e afetando no comportamento da pessoa e na sua qualidade de vida.

O estado emocional é caracterizado por sentimentos de preocupação excessiva, medo de algo ruim possa ocorrer, tensão, pensamentos negativos entre outros, esse estado emocional desencadeia uma série de sintomas emocionais, fisiológicos, comportamentais, cognitivos e afetivos, sendo prejudicial na rotina e na vida do indivíduo.

Vou relatar alguns dos sintomas:

● Emocionais: sentimento de preocupação exagerada, medo, irritabilidade, apreensão, nervosismo, enxergar perigo em tudo, apetite desregulado, alterações de sono, tensão muscular e etc;

● Físicos: dor ou aperto no peito, sudorese, taquicardia,(coração acelerado) desconforto gastrointestinal, boca seca, tonturas, tremores,
mãos frias e suadas, náuseas, calafrios, ondas de calor, sensação de falta de ar ou asfixia, etc;

● Cognitivos: Problemas de concentração, incapacidade de relaxar, pensamento negativos, ficar sempre próximo de ataques de nervos, pensamentos obsessivos, inquietação constante e etc.

São sintomas que bloqueiam emocionalmente, paralisando e interferindo nas atividades diárias, provocando, descontrole emocional, alterando e prejudicando a vida da pessoa. Existem algumas estratégias que ajudam a controlar a ansiedade. São elas:

Praticar atividades físicas: Reserve um tempo para você fazer uma caminhada,uma corrida, ir para academia, ou qualquer atividade que proporciona bem estar, seja em casa ou em qualquer lugar. A prática de exercícios físicos libera endorfina, que proporciona bem-estar e diminui a ansiedade e o estresse.

Praticar Meditação: A meditação contribui para o sentimento de felicidade, praticar pelo menos uma vez ao dia, ajudará a reduzir o estresse.

Fazer Psicoterapia: A psicoterapia é um processo que ajuda pessoas, é uma desse processo são pessoas que sofrem com transtorno de ansiedade. É um tratamento colaborativo entre o psicólogo e o paciente, juntos trabalharão para identificar e mudar padrões de pensamentos e comportamentos que estão impedindo de se sentir melhor, aumentando sua capacidade e seu autoconhecimento.

Lembrando que o transtorno de ansiedade causam vários outros sintomas, e que esses sintomas podem variar de pessoa para pessoa, pois cada pessoa tem suas particularidades.

Se você estiver passando por algum problema ou os sintomas citados acima esteja presente. Procure ajuda de um profissional para uma análise e um diagnóstico correto, que possa diferir esse estado emocional de cada um, para que dessa forma seja realizado o melhor tratamento, de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Fabiana Generoso da Silva
Psicóloga CRP 18/03830