21 JUL 2020
Boletim Coronavírus atualizado 20/07/2020

A Coordenadoria Municipal de Saúde divulgou nesta segunda-feira (20/07), o dados atualizados sobre o Covid-19 em Mendonça. Foram confirmados mais 8 casos positivos da doença, totalizando 113 casos desde o início da pandemia.

Atualmente a cidade possui 9 casos ativos, sendo 7 em quarentena domicílio e 2 internados em São José do Rio Preto. Ao todo 99 pessoas já foram curadas da doença.

Segue o artigo do Coordenador Municipal de Saúde - Francisco Xavier

O verdadeiro conflito que enfrentamos é o de que, perante a imprevisibilidade da evolução da pandemia de Covid-19 em nosso meio, não saibamos definir bem claro, entre manter medidas duras de contenção viral, com grande impacto econômico social, ou se passamos a flexibilizar as medidas de contenção, facilitando a liberdade de economia, com o preço de uma nova elevação no número de casos de coronavírus e provável, de vítimas com maiores agravos de saúde.

Como citado em nota anterior, nossa curva de casos, se mantém com leve declínio, porém nossos municípios vizinhos, principalmente onde estão nossa referência de internação hospitalar para os casos graves de Covid-19 (São José do Rio Preto), não apresentam ainda queda significativa no número de casos novos e, agravando mais a situação, a oferta de leitos de enfermaria e de UTI, dos quais poderemos precisar a necessitar para nossos doentes, está no limite de ocupação.

A melhor medida nesse caso a se tomar é a cautela, não precipitando uma abertura larga da atividade econômico-social, mas também não deixando que haja uma asfixia daqueles que precisam ganhar o seu sustento, uma necessidade também que reflete na saúde de quem está aflito com suas contas domésticas ou comerciais.

Há necessidade que os municípios adotem uma certa coesão nas suas medidas de combate, uma vez que há um grande fluxo de pessoas entre os locais e assim, não adianta dizer que estamos livres, se nossa vizinhança não tem esta segurança. Coma ações em conjunto pode-se chegar a um melhor resultado, em uma escala mais ampla e talvez eliminando esta ameaça de forma mais segura e em um espaço de tempo mais curto. A verdadeira humanidade está na fala do Papa João Paulo II: "Toda Vida é Preciosa". Não podemos pensar que apenas a vida nossa e daqueles com quem vivemos tem importância. Todos estamos em um mesmo chão.