22 OUT 2019
Construção da Estação de Transbordo está em andamento
Foi iniciada no mês de setembro, a obra para construção da Estação de Transbordo Resíduos Sólidos Domiciliares (lixo), do município. A obra está sendo executada na Antiga Lagoa de Tratamento e custará R$ 302 mil. O prazo para conclusão é até o final do ano.

O transbordo são pontos de destinação intermediários dos lixos coletados na cidade, criados em função da considerável distância entre a área de coleta e o aterro sanitário. Portanto, são locais onde o lixo domiciliar são descarregados dos caminhões compactadores e depois, armazenados em containers, onde ficarão até a retirada pelo Centro de Gerenciamento de Resíduos (CGR), de Catanduva que dará o destino final.

Atualmente, o lixo arrecadado é encaminhado no mesmo dia pelos nossos caminhões até o CGR, cerca de 200 km, ida e volta, pelo fato que a cidade não possui um local adequado para armazenamento. Essa mudança trará mais agilidade no serviço e principalmente economia.
Relembre:

O pedido foi apresentado no dia 26 de abril de 2018, durante reunião no CT/SA do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê Batalha, pelo prefeito Sabiá, vice-prefeito Juliano Oliveira e o coordenador do Meio Ambiente Nilton Aguiar e aprovado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) no dia 11 de maio de 2018. A assinatura aconteceu na Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente/ Coordenadoria de Recursos Hídricos, em março deste ano.

O projeto técnico foi criado pelo Departamento Municipal de Engenharia e Obras em parceria com o Saneamento de Água e Esgoto de Mendonça (SAEM), Meio Ambiente, engenheiro ambiental Marcos Romero (auxiliou junto a CETESB) e do responsável pela criação de projetos Oswaldo Gonçalves Filho.

Local: Mendonça