Estamos naquela época do ano de tempo mais seco, o chamado período de estiagem. A estiagem é um fenômeno climático que tem como principal consequência a falta de chuva por períodos prolongados. Diferentemente da seca, que tem duração permanente, a estiagem é sazonal (próprio de uma estação, um período).
A falta de água implica em muitos inconvenientes, como por exemplo, racionamento de água em várias regiões, entre outros.
Entre os principais problemas causadas pela falta de chuva estão: a diminuição do rendimento das plantações e cultivos, perda de peso do gado, redução das reservas de alimentos e, com isso, o aumento do preço de produtos agrícolas, além de erosão e ressecamento do solo.
VEJA COMO ECONOMIZAR ÁGUA COM ATITUDES SIMPLES
- Não lave a calçada, use a vassoura. Você sabia? Utilizar a mangueira por 15 minutos consome 280 litros de água. Quatro dias lavando você gasta mais de uma caixa d’água de 1.000 litros.
- Feche a torneira enquanto ensaboa a louça ou escova os dentes.
- Não tome banhos demorados.
- Após fechar a torneira, certifique-se de que ela não está pingando.
- Limpe a louça antes de lavá-la. Essa é uma dica e tanto para evitar o desperdício. Tire o excesso de resíduos a seco e só depois jogue água.
- Reutilize água da máquina de lavar. Essa água não é própria para o consumo, mas pode servir para lavar o quintal e dar descarga.
- Verifique se há algum vazamento na sua casa.
- Acumule as roupas para lavar. Assim, você enche totalmente a máquina e usa água uma vez só.