Campanha de conscientização e erradicação da murta em áreas urbanas
A Prefeitura de Mendonça, em parceria com a Casa da Agricultura e a Coordenadoria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, lança uma campanha educativa e preventiva para o controle do Greening dos citros. Essa doença altamente destrutiva, causada por bactérias transmitidas por insetos sugadores do floema (psilídeos-dos-citros), afeta todas as espécies de citros e está presente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
Graças ao mapeamento realizado pela Casa da Agricultura, foi confirmado que não existem plantios de murta (Murraya paniculata), também conhecida como jasmim-laranja, nos passeios públicos de Mendonça. No entanto, é essencial manter essa situação e conscientizar a população para que não plante murta no futuro. Essas plantas são hospedeiras do patógeno e são comumente utilizadas como cerca viva e ornamentais em residências.
Os Municípios do Estado de São Paulo, incentivados pela CATI e outros órgãos ligados à citricultura, têm estabelecido normas para a substituição da murta por outras espécies arbóreas em quintais e calçadas.
Em Mendonça, apesar da ausência atual de murta em áreas urbanas, continuam sendo promovidas campanhas educativas para garantir que a população não plante essa espécie no futuro. A Prefeitura está incentivando a substituição da murta por outras espécies frutíferas que não pertencem aos gêneros Citrus, Poncirus e Murraya, de modo a diminuir as fontes de inóculo da bactéria do HLB (greening) e os criadouros do psilídeo Diaphorina citri.
A Prefeitura agradece a compreensão e colaboração de todos os munícipes na participação desta campanha. Para mais informações, procure a Casa da Agricultura.