18 ABR 2022
COMUNICADO - ENCAMINHAMENTOS DOS CASOS DE URGÊNCIAS
A Prefeitura Municipal de Mendonça, através da Coordenadoria Municipal de Saúde vêm à público trazer esclarecimentos sobre os ENCAMINHAMENTOS DOS CASOS DE URGÊNCIAS para hospitais de referência da nossa região.

O serviço de encaminhamentos eram autorizados pela CENTRAL DE REGULAÇÃO DO SAMU REGIONAL. Porém, por determinação da Secretaria de Saúde do Estado, está havendo uma transição dessa competência, que segundo a Secretaria, trará melhorias no atendimentos das emergências. Esse serviço de autorização e regulação, agora, está sendo feito através da CROSS (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde) do Estado.

Essa fase de transição, têm gerado transtornos e demora na liberação das vagas, e pode acontecer de a liberação da vaga não ocorrer para o Hospital de Base de Rio Preto, como era nossa rotina. Nesse novo sistema, a CROSS avalia as unidades hospitalares que podem receber o paciente e autoriza o encaminhamento.

Queremos deixar claro, que nossa Equipe Municipal de Urgência NÃO TEM AUTONOMIA sobre o tempo de espera da liberação da vaga, e nem para escolher o local para onde o paciente será encaminhado. Dentro do possível, tentamos assegurar aos nossos pacientes a maior segurança e cuidados até a liberação da vaga.

Contamos com a compreensão de nossa população e esperamos que toda essa situação seja regularizada o mais breve possível.

Coordenadoria Municipal de Saúde de Mendonça
Fonte: Coordenadoria Municipal de Saúde