16 JUN 2020
Nota de Esclarecimento sobre Covid-19

A Coordenadoria Municipal de Saúde de Mendonça tem emitido boletins claros que demonstram a rápida elevação do número de casos positivos de Coronavírus no município, desde os primeiros casos registrados em 14/05/2020.

Quanto a estes casos positivos, observa-se que tem havido casos proporcionalmente mais altos em pacientes da faixa etária entre 21 e 60 anos, que são justamente aqueles economicamente mais ativos, que mais se deslocam na região, e que menos guardam o isolamento ou o distanciamento social.

Os números também tem mostrado uma incidência maior em pessoas do sexo feminino razão de causa ainda não bem estabelecida.

As barreiras sanitárias, de legalidade discutível, que muitos solicitam como forma de entrada de casos de fora apresentam vários pontos contra a sua adoção:

1- O alto custo de manter 3 ou 4 equipes completas, com equipamentos, tendas e paramentos em regime de ao menos 12 horas diárias chega logo ao esgotamento dos recursos disponíveis para saúde (a maioria dos locais onde foi realizada foi em prazo curto, com quase nenhuma redução na evolução da doença).

2- Não barram os assintomáticos, a grande maioria dos portadores do vírus, e que fazem contatos com outros que relaxam as medidas de proteção justamente por não verem sintomas nessas pessoas.

3- O desgaste geral pelo congestionamento que causa e possível estresse que podem levar a casos de até violência física.

O único ponto a favor da adoção de barreira sanitária é o de que ao detectar os poucos casos sintomáticos ou suspeitos, esses seriam orientados a passar por avaliação médica, pois não há lei que impeça o livre ir e vir, e talvez esse mesmo já seria o destino dos detectados.

O que se tem certo é que um caso positivo leva a alta transmissão intra-domiciliar, pelo que a nossa Vigilância Epidemiológica, com dedicação e sem pesar o próprio risco, tem trabalhado muito fazendo testes naqueles que entram nos protocolos de pesquisa, no intuito de barrar realmente essa disseminação evitando que casos assintomáticos circulem no município.

Ressaltamos com insistência que as medidas de higiene e todas as outras tão divulgadas, como de isolamento e distanciamento, devem ser cumpridas pelos cidadãos como uma forma de minimizar a incidência do vírus no prazo curto, o que levaria a um rápido colapso do sistema de saúde.

Coordenadoria Municipal de Saúde de Mendonça