22 JAN 2021
Mendonça inicia a vacinação contra o Covid-19 nos profissionais de saúde
Médico Leonísio recebe a 1 dose da vacina do Covid-19

Mendonça começou nesta quinta-feira (21/01), a imunização dos profissionais da saúde que atuam diretamente na linha de frente no atendimento à Covid-19 na rede municipal. As primeiras 100 doses enviadas pelo Governo do Estado de São Paulo foram retiradas no início da tarde, no Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), em São José do Rio Preto e escoltadas pela Polícia Militar até a Unidade Básica de Saúde "Dona Dita".

A cerimônia de vacinação contou com a presença do Coordenador Municipal da Saúde João Reginaldo Bazotti, diretora clínica e médica Camila Venancio de Souza, além de profissionais da saúde. O prefeito em exercício Hericson de Carvalho Lino, não pode estar presente devido o nascimento do seu primeiro filho.

Os primeiros a receber a vacina foram os médicos Leonísio, Eduardo Catarucci, que atua a 31 anos no município e a diretora clínica Camila. Logo após, foi a vez dos demais profissionais da saúde.

As vacinas recebidas serão apenas para aplicação da primeira dose. O Governo do Estado deve liberar em breve mais vacinas, respeitando o cronograma do Plano de Vacinação.

*Como funciona a vacinação

Obrigatoriamente devem ser tomadas duas doses para garantir a eficácia do medicamento. Assim que for aplicada a primeira dose da vacina, a pessoa já sairá da unidade com a data do retorno para receber a segunda dose da vacina, que acontecerá em 21 dias.

Quem for se vacinar deve apresentar o RG e o Cartão do SUS ou CPF, assim como levar a carteira de vacinação tradicional.

*Quem vai tomar a vacina neste momento

Nesta primeira etapa de vacinação, o grupo prioritário são os trabalhadores da área da saúde. Em breve, a Prefeitura irá informar o funcionamento da vacinação para os demais públicos, a começar pelo grupo prioritário de pessoas com idade igual e superior a 75 anos, que está prevista pelo Governo do Estado de São Paulo para o dia 8 de fevereiro.