22 JUN 2020
Nota de Esclarecimento sobre Covid-19

Como já salientado por esta Coordenadoria, a Vigilância Epidemiológica Municipal tem trabalhado muito de forma a fazer uma real busca ativa dos possíveis portadores de Coronavírus para minimizar a disseminação viral em nossa cidade. Tanto é que já estamos com várias famílias com mais de 2-3 casos positivos, e o isolamento de todos os casos positivos é obrigatório.

Os testes que fazemos todos vieram do Governo do Estado e nossa equipe recebeu o completo treinamento dos técnicos do Instituto Adolfo Lutz, para saber quando está indicado a realização do teste, qual deles fazer e como realizar a coleta e analisar o resultado.

Claro que não somos isentos de cometer erros, e toda pessoa, ao duvidar de nossa metodologia de teste, tem o direito de, se desejar, fazer um outro em local a sua escolha, no entanto, em caso de resultados diferentes, há que se fazer uma contraprova para se chegar a definição final diagnóstica.

O que não é correto é julgar que um outro teste feito em local não credenciado é mais certo conforme a sua vontade e desrespeitar o período de quarentena, antes de se ter uma contraprova final. Pessoas já com testes positivos, mesmo que possam estar sob dúvida, e saem em público estão cometendo crime contra a saúde pública e podem ser inclusive detidas pela polícia e sofrerem multa.

Nosso interesse nunca foi prejudicar ninguém e sim proteger a todos, assim como todo o Serviço de Epidemiologia do todo o Estado tem feito. A insinuação de que nosso procedimento é incorreto sem qualquer outra prova, é grave principalmente numa época desta de pandemia e pode levar a um severo processo judicial.

Coordenadoria Municipal de Saúde de Mendonça